segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

OPINIÃO: Um exemplo de parceria República-Hotel para o Carnaval em Ouro Preto (Por Otávio Luiz Machado)

OPINIÃO: Um exemplo de parceria República-Hotel para o Carnaval em Ouro Preto (Por Otávio Luiz Machado, ex-aluno Jaka)

No calor do debate sobre o carnaval Ouro Preto em 2014, o que vai ficando mais claro é que a iniciativa de uma associação de hotéis de Ouro Preto deu um verdadeiro tiro no pé ao impedir o carnaval das repúblicas estudantis federais.
Sabe-se que Ouro Preto é uma cidade turística com poucos leitos disponíveis para turistas diante de uma demanda crescente vinda da atratividade festiva propiciada pelos estudantes universitários da UFOP.
Se alguns hotéis de Ouro Preto querem ganhar mais dinheiro matando boa parte do carnaval de Ouro Preto, então é importante dizer que será em detrimento de taxistas, funcionários de bares, restaurantes, guias turísticos, ambulantes, seguranças contratatados etc etc etc.  
Também em detrimento da ampla divulgação que é feita por todas as mídias do País do potencial turístico de Ouro Preto, principalmente de TVs como a Rede Globo, que durante o carnaval faz flashes ao vivo direto de Ouro Preto, Recife-Olinda, Rio de Janeiro, Salvador. São muitos minutos de divulgação da cidade sem que ela precise gastar um centavo, porque a MÍDIA ESPONTÂNEA está aí para ser potencializada a favor de Ouro Preto. E não contra. Sem falar das matérias da programação dos telejornais e outros programas, cujas imagens vão para todo o País e diversos países. 



É importante dizer que iniciativas  onde DIRETAMENTE todos ganham, como a república, o hotel parceiro, a cidade e o turista, também podem ser encontradas em Ouro Preto. É o caso da REPÚBLICA ALFORRIA, que no texto abaixo podem perceber o que isso representa:

"A República Alforria Ouro Preto vem, depois de tantos questionamentos, responder sobre o nosso carnaval.

Primeiramente, a parceria com o Hotel Mirante é de longa data, e já acontece há 4 anos. Essa ideia foi uma iniciativa inovadora da república, a fim de proporcionar melhor conforto aos turistas, que tem a opção de comprar o pacote comum ou o pacote em parceria com o hotel, denominado "Pacote Luxo".

Além do mais, a República Alforria Ouro Preto deixa claro que é completamente contra a proibição de hospedagem imposta pela justiça às repúblicas federais de Ouro Preto, pois isso afeta negativamente a imagem do carnaval da cidade.

Como não é segredo para ninguém, a nossa República ganhou um lote na UFOP, e com nossos próprios esforços e recursos já estamos construindo nossa casa no campus universitário, nos submetendo ao estatuto das repúblicas Federais a partir do próximo ano. Portanto, essa proibição nos atinge desfavoravelmente.

Mais do que discussão entre concorrência de pacotes de carnaval, a República Alforria propõe mais união entre as Repúblicas de Ouro Preto para fortalecer a festa mais importante da nossa cidade.

O maior carnaval universitário do país não pode parar!"




Como se pode perceber, a estrutura desenvolvida pelos estudantes não perde para qualquer outro local do País onde o carnaval acontece, porque tudo isso faz parte de um aprendizado e de um aperfeiçoamento de décadas. Que venha o carnaval de Ouro Preto na sua INTEGRALIDADE. Que a Justiça seja feita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário