segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DOCUMENTO: DECISÃO JUDICIAL EM DESFAVOR DAS REPÚBLICAS ESTUDANTIS DA UFOP E O CARNAVAL DE 2014






4 comentários:

  1. MINHA CASA, MEU CASTELO! Os estudantes de Ouro Preto por mais de um século deram vida a vila, tornando-a uma Vila Rica de sonhos, cultura e artes, dando eles continuidade ao movimento renascentista colonial. Por outo lado essa Vila Rica nos enriqueceu, aos seus habitantes e a nos os estudantes, com seu charme, historia, movimentos libertários enriquecendo os nossos horizontes, nos dando aspirações. Fazendo-nos voar alto como as águias e participar, através dela, do quase eterno. O Carnaval Ouro-pretano, com a interação do povo e estudantes, se tornou um dos melhores do Brasil. Tradicionalmente, Republicas Estudantil tem abrigado vários turistas e durante o carnaval o faz a preços módicos, talvez tão competitivos que irritou a indústria hoteleira, a qual não existiria sem eles. O que fazem os estudantes com esse numerário extra que fazem durante o Carnaval? Reformam suas Republicas, investem num pouco de conforto, reformam algumas casas e contribuindo com isso a manutenção do patrimônio histórico da Vila, o qual, apesar de tombado pela UNESCO, sempre pode receber uma ajuda extra para a perpetuação de nossa historia, num Portal de Tempo onde o passado se funde com o presente, velhos alunos como eu são recebidos – sempre – por suas Republicas, com afeto e reverencia, dando-nos os jovens estudantes, uma sensação de continuidade em nossas vidas. Agora por interesses politiqueiros, querem retirar o direito inalienável dos estudantes a transformarem suas Republicas por três dias em um albergue de jovens e reverter esses fundos na manutenção de seus sorrisos e de suas casas. Não vejo constitucionalidade nisso. No ST de Minas ou mesmo no STF, esse aborto da justiça e infringência aos direitos dos moradores das Republicas seria rechaçado com unanimidade. É uma violação dos direitos que adquirimos por séculos de jurisprudências que dita ser nossas casas os nossos castelos e neles mandamos nós, dentro da legalidade. Então, na “decima primeira hora”, os que se dizem hospedeiros, lançaram esse documento de supetão, creio mal dando oportunidade aos jovens de buscar adequada defesa de seus direitos. Quem ganhara com isso? Ninguém: Ricos e idosos sempre procurarão as melhores hospedagens e jovens e estudantes sempre buscarão os albergues a as hospedarias mais em conta. Sem a interação de estudantes e jovens o carnaval de Ouro Preto será diminuído em seu brilho e mais uma vez esses mercadores tacanhos, querem reduzir a Vila Rica ao Arraial de Ouro Podre – e a lama. Liberdade de receber hospede a TODAS as Republicas de Ouro Preto!
    Sam de Mattos, Jr
    South Carolina – Ex Aluno da EMOP
    REPUBLICA PUREZA

    ResponderExcluir
  2. Perfeito comentário, o brilho do carnaval de Ouro Preto nunca será o mesmo sem a "galera" das Repúblicas, meu total repúdio a essa liminar arbitrária em favor da usura da indústria hoteleira.

    ResponderExcluir
  3. eu moro ao lado de várias repúblicas, é uma zona, bagunça e putaria, não sou obrigado conviver ao lado de bagunça e zona, sem contar q o direito do outro termina onde começa o meu, desrespeito com os moradores q levantam as 5h da manhã pra ir trabalhar e outra, o que sustenta Ouro Preto e região são as mineradoras e não estudantes baderneiros, lei do silêncio e lei de perturbação pública tem q ser aplicada com mais rigor!!!

    ResponderExcluir
  4. Alguém quer ganhar por fora nessa prefeitura cria logo um imposto e para de perturbar seus IMBECIS FDP gananciosos, é claro que tem gente querendo da uma mordida na renda arrecadada pelas republicas, HOTEL é coisa para gringo, jovem BRASILEIRO gosta de REPUBLICA durmi no chão cheio de amigos bêbados do lado dividir 1 banheiro para 30 ai tá a graça, sem republicas NÃO há hotéis, vão todos fechar esses IMBECIS da hotelaria ao invez de parti para uma divulgação melhor pacotes mais atraentes, algo que atraia quem não gosta de dividir um quarto com 10 pessoas, preferem dá um tiro no pé, bando de velhos BURROS que não sabem administrar seus negócios.

    ResponderExcluir