terça-feira, 28 de janeiro de 2014

OPINIÃO: A JUSTIÇA SENDO FEITA: A PERMISSÃO DO CARNAVAL DAS REPÚBLICAS FEDERAIS EM OURO PRETO (Por Otávio Luiz Machado)

OPINIÃO: A JUSTIÇA SENDO FEITA: A PERMISSÃO DO CARNAVAL DAS REPÚBLICAS FEDERAIS EM OURO PRETO (Por Otávio Luiz Machado)

O dia 28 de janeiro de 2014 deverá entrar para a história das repúblicas estudantis de Ouro Preto, especialmente àquelas que pertencem ao patrimônio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A decisão EXTREMAMENTE favorável à realização do carnaval  pelo Juiz Federal JACQUES DE QUEIROZ PEREIRA só é um indicativo de que a justiça está sendo feita, porque o que se via anteriormente foi uma tentativa de uma associação de hotéis de querer acabar com uma festa que beneficia turistas, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras de Ouro Preto e o próprio patrimônio histórico de Ouro Preto.
O Juiz Federal analisou um ponto importante: "Os estudantes da UFOP não recebem a moradia gratuitamente". Essa mesma visão eu tenho desde muito tempo, porque o trabalho é árduo para se manter uma casa de uma universidade federal dentro de um local que é patrimônio tombado. A dificuldade de conservação é maior, os custos, idem.
O Documento assinado pelo Juiz Federal não é só de uma riqueza de detalhes, mas também é um Documento de alguém que entende as necessidades humanas. É de uma preciosidade ímpar.

Nesse contexto, fiquei MUITO FELIZ ao ver os estudantes e ex-alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) envolvidos na questão de restabelecimento de decisão favorável às repúblicas divulgar uma citação de meu nome republicano (Jaka) na LUTA para restabelecer o carnaval estudantil da cidade de Ouro Preto.

"Gostaria de agradecer os votos de confiança em nosso trabalho e aos exalas que nos apoiaram e incentivaram a travar esta batalha. Em especial ao exala Jaka pelo trabalho que realizou e realiza, foi de fundamental importância para conseguirmos contextualizar a história das Repúblicas". 

As pesquisas e publicações que fiz sobre os estudantes de Ouro Preto são um referencial importante para que se valorizem os estudantes e suas práticas sociais.

Abaixo, a matéria da UFOP que fala do assunto CARNAVAL, que vai continuar acontecendo nos mesmos moldes e com o protagonismo dos estudantes e das repúblicas estudantis:



Abaixo, a decisão judicial favorável às repúblicas de Ouro Preto:







Nenhum comentário:

Postar um comentário